Corpo

 
Facebook  Twitter  Instagram
Clique para Pesquisar no website
 
PLANO DE CONTINGENCIA - SARS-COV-2 (COVID-19)
     

 SNS 24 | 808 24 24 24

 

 DOCUMENTOS

Situação de  Contingência - setembro 2020  | Ficheiro .pdf | 225 Kb | Download/Consultar

Plano Contingência Feiras e Mercados  | Ficheiro .pdf | 718 Kb | Download/Consultar

 
Informação Plano ContingênciaFicheiro .pdf | 69 Kb | Download/Consultar
Plano Contingência Coronavírus | Ficheiro .pdf | 472 Kb | Download/Consultar
Despacho Cerimónia Fúnebres | Ficheiro .pdf | 214 Kb | Download/Consultar
Orientações na Área de Alimentação - DGS | Ficheiro .pdf | 1,49 Mb  | Download/Consultar
Despacho Ecopista | Ficheiro .pdf | 80 Kb  | Download/Consultar
Exercício da atividade de vendedores itinerantes na área do concelho | Ficheiro .pdf | 39 Kb  | Download/Consultar


Ficha de Inscrição - Voluntariado | Ficheiro .pdf | 45 Kb  | Download/Consultar

 WEBSITES / CONTACTOS ÚTEIS

SNS24 - https://www.sns24.gov.pt/
COVID-19 - Direcção Geral de Saúde - https://covid19.min-saude.pt/
COVID-19 - Estamos On - https://covid19estamoson.gov.pt/
Apoio às escolas - https://apoioescolas.dge.mec.pt/

Centro de Saúde São Pedro do Sul
Morada: Avenida da Ponte, nº 20
3660-511 São Pedro do Sul
Telefone: 232 720 180
Fax: 232720189
E-mail: csspsul@srsviseu.min-saude.pt

 COMUNICADOS/INFORMAÇÕES ESTADO DE CALAMIDADE

Funerais | Ficheiro .pdf | 40 Kb  | Download/Consultar

 COMUNICADOS / INFORMAÇÕES

INFORMAÇÃO | PLANO DE CONTINGÊNCIA CORONAVÍRUS

Em cumprimento das recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) para prevenir o contágio pelo novo Coronavírus COVID-19 e do Plano de Contingência, o Município decidiu encerrar, a partir de hoje, algumas instalações e equipamentos municipais, assim como cancelar as atividades promovidas ou apoiadas pelo Município, até à data de 31 de março.

Este encerramento engloba o Cineteatro Jaime Gralheiro, o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, as Piscinas Municipais, o Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Trapa, o Pavilhão David Correia de Andrade, o Estádio Municipal da Pedreira e o Balneário Romano.

Foi ainda decidido suspender o serviço de Fisioterapia ao domicílio, cancelar a realização das próximas Feiras, assim como o Mercado de Agricultura Tradicional e Familiar, e proceder à suspensão do licenciamento de eventos em espaços públicos.

O Município continua a acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus a nível nacional e a implementar medidas para a sensibilização e prevenção dos funcionários e munícipes, em consonância com as orientações e recomendações da Direção-Geral da Saúde, apelando à serenidade e ao sentido de responsabilidade de todos os sampedrenses.

Informa-se ainda que, atualmente, não existe nenhum caso confirmado de COVID-19 no nosso concelho e no distrito.

ATENDIMENTO PÚBLICO MUNICIPAL SUSPENSO | CORONAVÍRUS

No âmbito do Plano de Contingência para o Coronavírus – COVID-19 - e as recomendações da Direção-Geral da Saúde, o Município informa que os serviços de atendimento público municipal, incluindo o Espaço do Cidadão das Termas e o Espaço de Cidadão de Santa Cruz da Trapa, se encontram suspensos.

No caso de situações urgentes e inadiáveis os munícipes devem dirigir-se à receção do Edifício da Câmara Municipal.

Apelamos a todos para privilegiarem o contacto telefónico (232 720 140), eletrónico (geral@cm-spsul.pt) ou os Serviços Online (http://www.cm-spsul.pt/conteudo.asp?idcat=270).

O Município apela à serenidade, à melhor compreensão face aos constrangimentos causados e à responsabilidade de cada um no cumprimento rigoroso de todas as medidas de autoproteção que reduzam ao máximo o risco de contágio da doença.

ESCOLA DE ACOLHIMENTO | CORONAVÍRUS

O Município de S. Pedro do Sul informa que no âmbito do Decreto -Lei n. 10-A/2020 de 13 de março, o estabelecimento de ensino de acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, será o Centro Escolar de S. Pedro do Sul.

Assim, a partir de amanhã, 16 de março, o Centro Escolar de S. Pedro do Sul funcionará desde as 7h45m até às 19h, nos dias úteis.

O Município apela à serenidade, à melhor compreensão face aos constrangimentos causados e à responsabilidade de cada um no cumprimento rigoroso de todas as medidas de autoproteção que reduzam ao máximo o risco de contágio da doença.

BIBLIOTECA MUNICIPAL, SERVIÇOS MUNICIPAIS E ESCOLAS | CORONAVÍRUS

Considerando a evolução epidemiológica do Coronavírus – COVID-19 - e as recomendações da Direção-Geral da Saúde, o Município informa que a Biblioteca Municipal será encerrada temporariamente a partir de segunda-feira, dia 16 de março.

Em virtude do comunicado do Governo para encerramento das escolas, o ATL da Páscoa “Férias a brincar” não irá funcionar. Foi também suspensa a cedência de transportes para entidades externas.

Os Serviços Municipais, embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo-se privilegiar o contacto telefónico (232 720 140), eletrónico (geral@cm-spsul.pt) ou através dos Serviços Online (http://www.cm-spsul.pt/conteudo.asp?idcat=270).

Relativamente aos procedimentos para a realização de queimas, os munícipes devem privilegiar a comunicação através da linha SOS Ambiente (808 200 520 – custo de chamada local) ou através do sítio da Internet do ICNF, IP : https://fogos.icnf.pt/queimasqueimadas/login.asp. Podem ainda contactar o Gabinete Técnico Florestal do Município (gtf@cm-spsul.pt).

O Município apela à serenidade, à melhor compreensão face aos constrangimentos causados e à responsabilidade de cada um no cumprimento rigoroso de todas as medidas de autoproteção que reduzam ao máximo o risco de contágio da doença.

REORGANIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DOS CENTROS DE SAÚDE NA REGIÃO CENTRO NO ÂMBITO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19

 

AVISO | PATOLOGIAS RESPIRATÓRIAS

O Centro de Saúde de S. Pedro do Sul solicita que todos os cidadãos que tenham patologia respiratória, em caso de necessidade de irem às urgências/consulta aberta do centro de saúde, tragam a sua câmara expansora.

Face à situação atual as nebulizações / aerossóis não devem ser realizados, pelos riscos associados.

SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE PASSAGEIROS | COVID-19

No âmbito da pandemia do novo Coronavírus Covid-19, o Município informa que a partir de amanhã, dia 19 de março, os transportes públicos no concelho realizam-se apenas de manhã e ao fim da tarde.

O acesso aos transportes é efetuado pela porta traseira das viaturas, não havendo lugar a validação e cobrança.

O Município mantém o apelo para que a população se mantenha em casa, que cumpra rigorosamente as regras de higienização e reduza ao mínimo o contacto social.

Proteja-se! Ao proteger-se a si, está também a proteger os que lhe são mais próximos!

MANTENHA-SE ATIVO ENQUANTO PERMANECE NO SEU DOMICÍLIO

No contexto das medidas de contenção da propagação do vírus COVID-19 e dada a atual recomendação de isolamento social poder conduzir a situações de maior sedentarismo, a Direção-Geral de Saúde recomenda alguma atividade física no domicílio.

APOIO SOCIAL AO DOMICÍLIO

O Município, em parceria com o Instituto de Segurança Social de Viseu e com os Bombeiros do Concelho, vai apoiar os munícipes em situação de isolamento social, durante esta fase de prevenção da pandemia do Coronavírus, na entrega de bens alimentares, medicamentos ou situações de pagamentos urgentes.

Contacte o número 916 691 087, ou o email redesocial@cm-spsul.pt para sinalizar as suas necessidades ou de alguém próximo de si!

Com o apoio de todos vamos ultrapassar esta fase sensível!

PRORROGAÇÃO DE PRAZOS DE PAGAMENTOS

Considerando a evolução epidemiológica do Coronavírus – Covid 19 – e a declaração de estado de emergência pelo Decreto do Presidente da República, o Município informa da prorrogação de prazos até ao dia 30 de abril:

- Da faturação dos serviços de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos;
- De quaisquer outros prazos de pagamento, referentes a licenciamentos ou outros serviços prestados pela Câmara Municipal;
- De quaisquer outros prazos referentes a processos administrativos.

SUSPENSÃO DA RECOLHA DE MONSTROS

O Município informa que os serviços de recolha de monstros (resíduos de grande dimensão tais como colchões, sofás, móveis, etc.) estão suspensos na Região do Planalto Beirão, atendendo ao atual quadro de pandemia epidemiológica do Covid-19.

No entanto, continua a ser possível registar os pedidos, sendo o agendamento dos serviços efetuado assim que possível através do contacto com os munícipes.

Assim, o Município apela à população que mantenha os monos em sua casa e não os deposite junto aos contentores do lixo e/ou ecopontos até que a situação normalize.

COVID-19 | REGRESSO DE PESSOAS DO EXTERIOR

O isolamento social e a restrição da mobilidade de pessoas, são a melhor forma de conter a propagação do novo Coronavírus.

Assim, o Município apela a todos os que regressam do estrangeiro ou de outros locais do País, que cumpram a quarentena com responsabilidade.

A segurança e a saúde de todos depende de si! Colabore!

AVISO | PATOLOGIAS RESPIRATÓRIAS

O Centro de Saúde de S. Pedro do Sul solicita que todos os cidadãos que tenham patologia respiratória, em caso de necessidade de irem às urgências/consulta aberta do centro de saúde, tragam a sua câmara expansora.

Face à situação atual as nebulizações / aerossóis não devem ser realizados, pelos riscos associados.

ALTERAÇÃO NO SERVIÇO DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE PASSAGEIROS DO CONCELHO | COVID-19

O Município informa que a partir de amanhã, segunda-feira, dia 23 de março, os transportes públicos no concelho realizam-se apenas às segundas e quinta-feiras, de manhã e antes da hora de almoço.

O acesso aos transportes é efetuado pela porta traseira das viaturas, não havendo lugar a validação e cobrança.

Fique em casa e reduza ao mínimo o contacto social!

CERIMÓNIAS FÚNEBRES | MEDIDAS PREVENTIVAS COM VISTA À CONTENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS

O Município informa que, por despacho do Presidente da Câmara Municipal, de 23 de março, foi determinado que as cerimónias fúnebres nos Cemitérios da Cidade e da Pedreira:

• Devem passar a ser feitas apenas com a presença de familiares diretos dos defuntos, num máximo de 20 pessoas;

• No caso de velórios e funerais nos quais se recomenda a não abertura da urna, ou seja, quando o óbito tenha resultado da contração do novo Coronavírus, ou simplesmente, quando haja a confirmação de que o defunto havia contraído o novo Coronavírus, a presença de pessoas deve limitar-se ao número de 10;

• Pode ser reservado um espaço para o velório, mas apenas no dia do funeral, sem o habitual cortejo fúnebre, e cumprindo as normas de afastamento social;

• As pessoas não devem cumprimentar com apertos de mão, abraços ou beijos, devendo observar as medidas de distanciamento social de, no mínimo, 1,50 m, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, designadamente:
- Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
- Usar lenços de papel (de utilização única) para assoar o nariz, e deitar os lenços usados num caixote do lixo;
- Após tossir e/ou espirrar, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou higienizar com solução de base alcoólica;

• As pessoas dos grupos mais vulneráveis, como são crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica, não devem participar nos funerais;

• Apela-se a que seja mantida a serenidade e cumpridas integralmente as demais instruções recebidas pelas Autoridades de Saúde.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E LISTA DE COMPRAS | RECOMENDAÇÕES DA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE

A lavagem das mãos a par das medidas de etiqueta respiratória e de distanciamento social, serão sempre as medidas mais importantes para prevenir a propagação da doença por novo coronavírus (Covid-19).

Tendo em vista contribuir para um estado nutricional e de hidratação adequados, que fomentem um sistema imunitário otimizado e preparado para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da equipa do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), lançou um manual de orientações na área da alimentação.

Consulte o manual em https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/05-PNPAS_V5.pdf?fbclid=IwAR0BBVvxOIG2gOJzkgjqkxG6qM5pPvwL7ggd3P4WfRp0txctHOYGQNDjlrI

COMUNICADO | FARMÁCIAS

No seguimento da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como resultado da infeção pelo novo Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), e de acordo com a orientações técnicas para farmácias emitida pelo INFARMED no passado dia 13 de março, as farmácias de S.Pedro do Sul, para poderem continuar a assegurar devidamente a assistência farmacêutica informam:

1) O horário das farmácias passará a ser, a partir de segunda-feira, dia 23 de Março o seguinte: das 9.00h às 13:00h e das 14:00h às 19:00h. O encerramento da farmácia à hora do almoço será utilizado para limpeza, arejamento e desinfeção mais cuidadosa da zona de atendimento aos utentes.

2) O número de utentes dentro da farmácia será condicionado de acordo com a disponibilidade de colaboradores e a área da farmácia, esperando os outros utentes no exterior da farmácia pela sua vez.

3) Cada farmácia poderá, se julgar necessário, passar a fazer o atendimento apenas pelo postigo de atendimento noturno.

4) Durante a hora de almoço e após o horário de encerramento, a assistência farmacêutica à população será assegurada pela farmácia em regime de disponibilidade.Os utentes deverão recorrer à Farmácia apenas em caso de comprovada urgência.

5) As determinações de parâmetros bioquímicos e a administração de medicamentos injectáveis e vacinas, será temporariamente suspensa, para proteção de todos, por exigir um contacto mais próximo com o utente.

6) Evite deslocações desnecessárias . As farmácias encontram-se disponíveis para atender pedidos feitos por telefone, email. As entregas serão efetuadas com recurso aos meios disponíveis que contam com a colaboração de entidades como a Câmara Municipal de S.Pedro do Sul, Juntas de Freguesias e Bombeiros do Concelho.

Contactos:
Farmácia da Misericórdia | farmaciamsa@gmail.com | 924 099 675 |232723081
Farmácia Dias | casimirodiasfarmacia@gmail.com | 232 711 213
Farmácia Elvira Coelho | farmaciaelviracoelho.encomenda@gmail.com | 925 659 683 / 232728003
Farmácia Arminda Silva | farmaciaarmindasilva@gmail.com | 967294236 | 232 712 136

"Há luzes que nunca se apagam"

AVISO | ATIVIDADE FÍSICA AO AR LIVRE

Compreendendo a necessidade geral de prática de atividade ao ar livre, quer do ponto de vista da saúde física, como do ponto de vista da saúde mental, não pode, no entanto, o Município de S. Pedro do Sul deixar de alertar os munícipes que têm feito uso da ecopista, e demais caminhos, para a obrigatoriedade de:
- tais deslocações terem uma breve duração temporal;
- não implicarem aglomerações de pessoas, sendo proibido, designadamente, o exercício de atividade física coletiva;
- permitirem respeitar o necessário distanciamento social de, no mínimo, um metro e meio.

(Despacho do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Figueiredo, de 24 de março de 2020)

Cumpra as recomendações da Direção-Geral de Saúde! Proteja-se a si e aos outros!

AUTARQUIA CEDE MATERIAL DE PROTEÇÃO | COVID-19

O Município de S. Pedro do Sul está a proceder à distribuição de material de proteção, nomeadamente luvas, máscaras e desinfetantes ao Centro de Saúde, às IPSS, à GNR e às três corporações de Bombeiros do concelho.

Com esta ação, o Município pretende apoiar as instituições e os profissionais neste período difícil em que a prevenção e o combate ao Covid-19 no concelho e no País são a prioridade de todos.

Um agradecimento especial à Termalistur, a Carlos Gonçalves, a Tó Albuquerque Leite e a Joaquim Ramos que doaram este material a S. Pedro do Sul.

Mantenham-se em casa e sigam as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Vai ficar tudo bem!

DESINFEÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE PASSAGEIROS DO CONCELHO | COVID-19

Os autocarros de transporte público de passageiros estão a ser alvo de uma operação de desinfeção para maior segurança de todos os utilizadores.

Informa-se que os transportes no concelho realizam-se apenas às segundas e quinta-feiras, de manhã e antes da hora de almoço, sendo o acesso efetuado pela porta traseira das viaturas, não havendo lugar a validação e cobrança.

INFORMAÇÃO | INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (IEFP)

Tendo em consideração o período de Pandemia COVID-19 que estamos todos a viver e de forma a poder dar uma resposta pronta e eficaz à população, o IEFP reitera que os Serviços de Emprego estão abertos mediante pré-marcação online ou telefónica para os seguintes contactos:

Serviço de Emprego de Tondela
232093920
se.tondela@iefp.pt

Serviço de Emprego de S. Pedro do Sul
232093950
se.spedrosul@iefp.pt

Está também disponível um conjunto muito alargado de perguntas e respostas nas diferentes medidas de emprego e formação profissional no site do IEFP em https://www.iefp.pt/noticias?item=9823250.

ECOCENTRO COM HORÁRIO REDUZIDO

Considerando o atual estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública perante o atual quadro de Pandemia geral de Covid-19 e, considerando que parte dos colaboradores que desempenham funções nos Ecocentros foram alocados ao serviço de desinfeção de contentores de RSU e ecopontos:

Informa-se que o Ecocentro de S. Pedro do Sul se encontra a funcionar 1 vez por semana, às quintas-feiras, por tempo indeterminado.

ESPAÇO DE RETAGUARDA COM 40 CAMAS | COVID-19

O Município equipou e higienizou parte do antigo hospital de S. Pedro do Sul, que dispõe agora de 40 camas para serem utilizadas para eventuais casos do concelho, sinalizados pelos serviços de saúde ou da segurança social, no âmbito da evolução epidemiológica do Covid-19.

O concelho dispõe de mais espaços de retaguarda, nomeadamente a Casa Alice Félix, em Santa Cruz da Trapa, e algumas unidades hoteleiras nas Termas de S. Pedro do Sul.

A autarquia agradece a todos os particulares que disponibilizaram instalações para as forças de segurança e funcionários da saúde.

Todos juntos vamos vencer!

STOP CONTÁGIO CORONAVÍRUS

Vamos todos aprender mais sobre os vírus, o novo coronavírus e como nos protegermos.

Um jogo da Direção-Geral da Saúde para toda a família!

MEDIDAS GERAIS | CORONAVÍRUS

Bastam alguns gestos simples para se proteger e proteger os outros da COVID-19.
Siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde.

SNS 24 | 808 24 24 24

 

  

 

 
 
Termas S. Pedro do Sul
Gabinete de Atendimento ao Municípe
Espaços do Cidadão - S. Pedro do Sul
Gabinete do Empreendedor
SIG - Informação Geográfica
Orçamento Participativo - S. Pedro do Sul