Facebook  Twitter

2018/02/07
74 NINHOS DE VESPA ASIÁTICA ELIMINADOS NO CONCELHO

O Município tem procedido à destruição dos ninhos de vespa asiática detetados no concelho, como medida de controlo da proliferação desta espécie.

A vespa-asiática (nome científico: Vespa velutina) é essencialmente um predador de outras vespas e abelhas. Os ninhos primários têm cerca de 5-10 cm de diâmetro, os ninhos secundários têm uma forma redonda ou em pêra com cerca de 50-80 cm de diâmetro e são geralmente feitos em árvores altas em áreas urbanas e rurais.

Apesar de não ser responsabilidade da autarquia, a Proteção Civil Municipal tem coordenado a operação de eliminação dos ninhos através da utilização de lume, tendo já sido destruídos cerca de 74 ninhos um pouco por todo o concelho (União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões – 28; Freguesia de Carvalhais – 15; Freguesia de Serrazes – 6; Freguesia de Vila Maior – 6; Freguesia de Pinho – 5; Freguesia de Bordonhos – 4; Freguesia de Valadares – 4; Freguesia de S. Félix – 4; União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões – 2).

Todos os avistamentos de ninhos ou da presença da vespa asiática devem ser comunicados à Proteção Civil Municipal – 918 743 458.

A Vespa Asiática é uma vespa de grandes dimensões: as rainhas medem cerca de 3 cm e as obreiras cerca de 2,5 cm. A espécie apresenta patas amarelas características. O tórax é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelado-alaranjado. A cabeça é preta e a face laranja/amarelada.

#SaoPedrodoSulCapitaldoTermalismo