2018/08/08
SIMULACRO NA ALDEIA DA LANDEIRA

No âmbito do Programa “Aldeia Segura e Pessoas Seguras” o Serviço Municipal de Proteção Civil de S. Pedro do Sul vai realizar um exercício de confinamento na localidade da Landeira, na União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões, no próximo dia 19 de agosto.

Esta iniciativa, realizada em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, os Bombeiros Voluntários de Santa Cruz da Trapa, a Junta de Freguesia, a Associação Recreativa Bairristas da Landeira e a Guarda Nacional Republicana, tem como objetivo simular o planeamento e a condução da população residente no local para uma área definida como ponto de abrigo, em caso de ocorrência de um incêndio florestal, exercitando a integração dos representantes das diversas forças e entidades envolvidas.

O Programa “Aldeia Segura e Pessoas Seguras” decorre da Resolução de Conselho de Ministros nº 157-A/2017 de 27 de outubro e visa a implementação de estratégias de proteção dos aglomerados populacionais em contexto de incêndios rurais, mediante a adoção de medidas de autoproteção e a realização de simulacros de planos de evacuação das localidades.