2018/11/06
AVISO - NEMÁTODO-DA-MADEIRA-DO-PINHEIRO

O nemátodo-da-madeira-do-pinheiro é um verme microscópico do grupo das lombrigas que ataca, preferencialmente, pinheiros e outras árvores resinosas. O nemátodo é transmitido às árvores por um inseto-vetor, o longicórnio do pinheiro Monochamus galloprovinciallis. A dispersão do nemátodo está limitada ao período de voo deste inseto, de abril a outubro.

Os sintomas são o amarelecimento e murchidão das agulhas (primeiro as mais antigas, estendendo-se gradualmente a toda a copa), a diminuição da produção de resina, a manutenção das agulhas mortas por período prolongado e a existência de ramos secos mais quebradiços do que o habitual, levando à secura total da copa.

Pode combater a doença se detetar e remover os pinheiros mortos ou com sintomas de declínio, preferencialmente no período de novembro a março de cada ano, eliminar todos os sobrantes de exploração florestal e controlar a população do inseto-vetor durante o seu período de voo (abril a outubro) por meio de armadilhas.

Mais se informa que a remoção das árvores e dos sobrantes são da responsabilidade dos(as) proprietários(as) e constituem uma obrigação legal.

Fotos: https://www.facebook.com/cmspsul/posts/1215055061996907?__tn__=-UC-R

www.instagram.com/cmspsul