2019/05/10
ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS À CRIAÇÃO DE BOVINOS NO CONCELHO DE S. PEDRO DO SUL

Foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 9 de maio, a proposta de atribuição de incentivos à criação de bovinos no concelho de S. Pedro do Sul, uma atividade com grande expressão em muitas freguesias, que garante a viabilidade de inúmeras explorações agropecuárias.

Os animais criados no nosso território permitem-nos dispor de produtos com IGP (Indicação Geográfica Protegida) e contribuem para a preservação da paisagem rural e do ambiente, uma vez que estão associados a sistemas extensivos de produção.

Considerando a importância estratégica desta atividade e a necessidade de aumentar o efetivo no território, foram criados os seguintes incentivos à produção pecuária concelhia:
a) Atribuição de um prémio de 75 € (setenta e cinco euros) único por bovino, aos produtores/proprietários de animais de raça autóctone;
b) Atribuição de um prémio de 15 € (quinze euros) único por bovino aos produtores/proprietários de animais de raça cruzada;
c) Atribuição de um valor adicional de 15 € (quinze euros) aos produtores que certifiquem os seus animais como “Vitela de Lafões”.

Os apoios são atribuídos anualmente e referem-se aos nascimentos no ano anterior. Assim, no ano de 2020 serão atribuídos os prémios aos bovinos nascidos em 2019, mediante informação da OPP (Organização de Produtores Pecuários) de S. Pedro do Sul e da ANCRA (Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa).

A CASSEPEDRO irá informar os produtores que estão em condições de beneficiar do apoio, após o qual terão que se dirigir ao município e formalizar a candidatura mediante requerimento próprio, entre os meses de fevereiro e março do próximo ano.