2019/10/11
PSILA AFRICANA DOS CITRINOS - AVISO

No seguimento dos trabalhos desencadeados no âmbito da prospeção fitossanitária da DRAPCentro, foram detetadas plantas com Psila Africana dos Citrinos (Trioza erytreae) nas freguesias de Manhouce e de Valadares.

Desta informação resultou atualização da Direção Geral da Alimentação e Veterinária, com delimitação de nova Zona Demarcada, o que implica a realização de tratamento obrigatório não só nas freguesias visadas, mas também nas freguesias de Bordonhos, Carvalhais e Candal, Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões, S. Martinho das Moitas e Covas do Rio, S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões e Serrazes.

Assim, é obrigatório tratar com inseticida (uso profissional - EPIK SG e uso não profissional - POLYSEC Ultra Pronto), todas as plantas isoladas e pomares de citrinos localizadas nas freguesias, totalmente e parcialmente dentro da Zona Demarcada. Em caso de presença de sintomas deve podar de imediato os rebentos do ano e enterrar no local todos os detritos vegetais.