2019/11/14
MUNICÍPIO APOSTA NA PREVENÇÃO DA FLORESTA

Foi lançado o concurso público para a execução da limpeza da rede primária, da rede secundária e manutenção da rede primária no âmbito da candidatura ao PDR 2020 para “Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos”.

Com um valor base de 127 mil euros, este projeto tem uma comparticipação de 90% e abrange a União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões, a Freguesia de Sul e a União de Freguesias de S. Martinho das Moitas e Covas do Rio.

Nestas áreas, num total de 100 hectares, a intervenção engloba a gestão dos espaços florestais, o controlo de vegetação espontânea, desbastes e eliminação de biomassa combustível de modo a reduzir o risco de ignição e propagação do fogo.

Desta forma, são criadas faixas de gestão que permitem aos agentes da proteção civil entrar nas áreas florestais e posicionar-se de uma forma mais segura, rápida e eficaz no combate aos incêndios.