Corpo

 
Facebook  Twitter  Instagram
Clique para Pesquisar no website
 
     

2020/01/22
CANDIDATURA DO CANTO POLIFÓNICO FEMININO A PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

No passado sábado, dia 18 de janeiro, no auditório do Balneário Rainha D.ª Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul, teve lugar mais uma reunião de trabalho que juntou 18 grupos de cantares, oriundos do centro e norte do país, para debater a inscrição desta manifestação na matriz do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

“O património somos nós!” foi o título da mesa redonda, presidida pela Vereadora Teresa Sobrinho, por Rosário Pestana da Universidade de Aveiro e por Domingos Morais da Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo sido constituída a Comissão Organizadora de uma associação de defesa dos interesses dos grupos que, formalmente ou informalmente, cantam a três e mais vozes um repertório legado pela sociedade agrária tradicional com diferentes designações locais: cramol, terno, lote, cantada, cantedo, cantarola, moda ou cantiga.

Desde 2017 que, por iniciativa do Município de S. Pedro do Sul, foi constituída uma equipa de investigação, no âmbito de um protocolo com a Universidade de Aveiro, que acompanha a atividade dos diferentes grupos, ao mesmo tempo que desenvolve uma pesquisa em fontes históricas.

 

 

 
Termas S. Pedro do Sul
Gabinete de Atendimento ao Municípe
Espaços do Cidadão - S. Pedro do Sul
Gabinete do Empreendedor
SIG - Informação Geográfica
Portal ePortugal