2021/04/14
MUNICÍPIO CRIA GABINETE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO RURAL

O Município de S. Pedro do Sul pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do seu território, reconhecendo a importância da produção local e designadamente da agricultura, atividade que quer potenciar em termos económicos valorizando os produtores e o seu papel na produção de alimentos, na manutenção da paisagem e da identidade do território.
Pretende, também, promover sistemas de produção agroecológicos que respeitem os recursos naturais e contribuam para produzir alimentos saudáveis e de qualidade e, ainda, promover o consumo da produção local, continuando a investir nos circuitos curtos de comercialização como o mercado municipal e as feiras de produtos realizados nas freguesias, apoiando a concretização dos objetivos da Bio Região.
O Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural dispõe de um serviço de apoio à produção agroalimentar, com dois engenheiros agrónomos, que promovem as seguintes atividades:
  • Sistema de informação para os agricultores/produtores agroalimentares: terras disponíveis; incentivos nacionais e comunitários; disponibilização dos apoios municipais;
  • Serviço de aconselhamento agrícola ao agricultor: nutrição vegetal/solo; identificação de pragas e doenças; tratamentos fitossanitários; culturas a instalar; segurança, higiene e saúde no trabalho;
  • Apoio na implementação da Certificação MPB, e outras que se justifiquem;
  • Promoção de Formação Profissional na área agrícola;
  • Promoção de ações de sensibilização em áreas de interesse do produtor nas freguesias;
  • Desenvolvimento de atividades nas escolas (hortas, ações de sensibilização, visitas a explorações);
  • Acompanhamento aos produtores da Horta da Misericórdia de Santo António.
Contactos | gadr@cm-spsul.pt | 919 761 436