Bio região | Enquadramento
Uma Bio-Região é um território onde agricultores, associações, operadores turísticos e de outros setores, cidadãos, em conjunto com o poder local, assumem uma estratégia conjunta para a gestão sustentável dos recursos, com base em modelos de produção agroecológicos/biológicos baseados no respeito e na valorização dos recursos locais.
Nestas Bio-Regiões promovem-se os produtos naturais e típicos, obtidos por sistemas de produção agroecológica ou biológica, em articulação com o território, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que permita atingir um patamar de desenvolvimento económico, social e cultural, com base em padrões de justiça e solidariedade.
As Bio-Regiões têm vindo a afirmar-se, por um lado, como modelos de desenvolvimento regional, particularmente ajustados a territórios com vocação biológica, onde predominam as explorações agrícolas de pequena e média dimensão e, por outro, como modelos económicos e sociais que vêm de encontro aos atuais desafios societais, nomeadamente às preocupações relacionadas com a necessidade de assegurar uma alimentação e nutrição adequadas, de conservação da natureza e dos recursos naturais, à manutenção da paisagem e das populações nos seus territórios.
A nível de um território é estabelecido um acordo, entre um conjunto de atores, que assumem adotar um modelo biológico (ecológico) de produção e consumo para a gestão sustentável dos recursos locais e do território.
Parceiros: Poder local, produtores e entidades ligadas ao consumo (cantinas, mercados, circuitos curtos de distribuição), e outras entidades locais (escolas, ATLs, hospitais, etc), sendo que todos assumem adotar o modelo biológico (ecológico) de produção e consumo e os seus princípios.
Rede Europeia de Bio Regiões:
Esboço da Estratégia
Escolas
Introdução da Fruta Biológica nas ementas escolares e criação de uma ementa biológica a ser servida uma vez por mês;
Promoção de Visitas de estudo a produtores biológicos;
Apoio à implantação de hortas biológicas nas escolas.
Termas
Introdução de produtos biológicos nas ementas dos hotéis e restaurantes.
Promoção de Semanas de promoção das Bio Regiões
Criação de ponto de venda de produtos hortícolas e frutas
Outros
Protocolo com a ESAV (ações de sensibilização; acompanhamento técnico; acompanhamento da estratégia da Bio Região);
Realização de ações de formação na área da agricultura biológica
Apoio à realização do Encontro Nacional de Agricultura Biológica a realizar em S. Pedro do Sul em outubro;
Criação de site da marca “Terras de S. Pedro” para divulgação e venda de produtos biológicos para a restauração coletiva e outros;
Adaptação dos Percursos Pedestres a Bio Percursos, percorrendo os principais lugares biológicos (empresas agrícolas, agroturismo, locais ambientalmente relevantes para a conservação da biodiversidade e das tradições locais):
- Rota da Laranja;
- Rota de S. João de Jerusalém;
- Rota Nossa Sra Colmeias;
- Rota Castro do Banho.
Promoção de Ações de sensibilização para consumidores:
S.Pedro do Sul Faz Bem: Sessões sobre as vantagens do consumo de produtosd Bio/Visitas às explorações.
S.Pedro do Sul Sabe Bem: Mostras de produtos locais com degustações feitas pelos produtores.