Corpo

 
Facebook  Twitter  Instagram
Clique para Pesquisar no website
 
     

2020/05/26
SABIA QUE...? CURIOSIDADES SOBRE S. PEDRO DO SUL

SABIA QUE… No Museu Nacional de Arqueologia existe espólio com origem no concelho de S. Pedro do Sul?

Quatro jóias em ouro e duas lápides romanas epigrafadas pertencem às colecções depositadas no Museu Nacional de Arqueologia, que, em momentos diversos, saíram de áreas arqueológicas de S. Pedro do Sul para Lisboa.

Três das jóias em ouro são xorcas (dois torques e uma víria com quase 1,5 kg) encontradas fortuitamente no momento da abertura e construção dos acessos para a capela de Nossa Senhora da Guia, em Baiões, com cronologia aproximada à Idade do Bronze e atribuído o seu uso aos guerreiros; a outra das jóias, também do mesmo período e com as mesmas funções, é um torque (colar em ouro) de finíssimo labor, encontrado junto ao cemitério de Serrazes, quando se cortavam pedras para peirões.

Das lápides epigrafadas, uma é votiva (culto a Banda Ocelence) e veio do castro da Ucha (Figueiredo de Alva), encontrada em 1890 e levada por José Leite de Vasconcelos; a outra é funerária (sepultamento de Sereno Aurélio) e veio de uma necrópole romana em Germinade (Carvalhais), encontrada em 1925 por Amorim Girão e com cronologia no século I d. C.

DESAFIO | Se tiver fotos ou mais informações sobre esta curiosidade publique nos comentários!


PARTILHE NAS REDES SOCIAIS

 

 
Termas S. Pedro do Sul
Gabinete de Atendimento ao Municípe
Espaços do Cidadão - S. Pedro do Sul
Gabinete do Empreendedor
SIG - Informação Geográfica
Orçamento Participativo - S. Pedro do Sul