Corpo

 
Facebook  Twitter  Instagram
Clique para Pesquisar no website
 
 
GABINETE DE PSICOLOGIA
     

A Psicologia constitui-se como uma ciência social e humana que tem por objeto primordial a promoção da saúde, sendo, hoje em dia, sobejamente conhecido que a saúde mental contribui para o capital social, humano e económico da sociedade.

Por outro lado, os problemas de saúde mental ou doenças mentais, que são muito comuns, têm repercussões significativas na família, no meio escolar, no local de trabalho e nos relacionamentos interpessoais, reduzindo drasticamente a qualidade de vida das pessoas afetadas e de quem as rodeia.

Neste sentido, o processo psicoterapêutico tem como objetivo favorecer o crescimento individual do utente através do desenvolvimento de uma aprendizagem interna, que lhe permita lidar mais eficazmente com as adversidades futuras e para que viva de forma mais saudável, mais positiva e funcional. Todas as pessoas em qualquer momento da sua vida passam por situações normativas, isto é, situações de transição ou de mudança do seu projeto de vida, que podem suscitar incertezas e angústias, originadoras de grande sofrimento e conflito psíquico. Do mesmo modo, os sentimentos mais negativos, como a raiva, a ansiedade ou o embaraço, quando ocultados podem tornar-se muito intensos e difíceis de lidar, sendo que expô-los num ambiente neutro, seguro e confiante ajuda a diluir esses sentimentos, a reduzir a sensação de dor e a torná-los mais compreensíveis e fáceis de gerir.

Posto isto, a autarquia, tendo por objeto social a prossecução dos interesses e necessidades dos seus munícipes, concebeu um Gabinete de Psicologia, onde crianças, adolescentes e adultos beneficiarão de uma psicoterapia individual adequada à sua faixa etária, às suas problemáticas específicas e às suas idiossincrasias.

O gabinete constitui-se como um espaço absolutamente confidencial e visa a avaliação e acompanhamento dos munícipes, por um técnico especializado, nas valências socioeducativas, sociofamiliares e emocionais, promovendo o bem-estar psicológico, o equilíbrio emocional e consequentemente uma maior qualidade de vida local.

O serviço disponibilizado é gratuito e funciona na Rua Serpa Pinto, Edifício Jardim, Fração B, 3660 São Pedro do Sul, nos dias úteis, das 8h30m às 17h30m.

Proposta do Regulamento do Gabinete de Psicologia

Edital | Ficheiro .pdf | 48 Kb | Download/Consultar
Proposta de Regulamento | Ficheiro .pdf | 642 Kb | Download/Consultar
 

 

 
Termas S. Pedro do Sul
Gabinete de Atendimento ao Municípe
Espaços do Cidadão - S. Pedro do Sul
Gabinete do Empreendedor
SIG - Informação Geográfica
Orçamento Participativo - S. Pedro do Sul