Corpo

 
Siga-nos no Facebook  siga-nos no Twitter  
Clique para Pesquisar no website
 
 
APRESENTAÇÃO
     

Do ponto de vista orgânico, o serviço de Arquivo Municipal de São Pedro do Sul está sob a dependência da Divisão Administrativa do Município. Para além das funções de organização e gestão da documentação da autarquia tem sobretudo a incumbência de controlar e desenvolver o sistema de gestão documental, prestando apoio direto aos serviços na receção, gestão e produção de informação.

Esta orientação do serviço para o tratamento da informação corrente tem também razões históricas. A 20 de Abril de 1967 ocorreu um incêndio no Edifício dos Paços do Concelho o qual levou à destruição da documentação existente.
No que diz respeito às instalações, o Arquivo de São Pedro do Sul possui dois depósitos. No edifício dos Paços do Concelho encontra-se o depósito que alberga documentação mais recente, sobretudo com valor administrativo. Já a documentação com um cariz mais histórico, está instalada numa antiga escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Várzea reconvertida para o efeito.

CONTACTOS
Telefone: (+351) 232 720 140 – Ext. 362
E-mail: arquivo@cm-spsul.pt

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00 (pedidos de reprodução até às 16h30)

ACERVO ARQUIVÍSTICO

- Câmara Municipal de São Pedro do Sul: 1967 -
- Assembleia Municipal de São Pedro do Sul: 1976 -
- Conselho Municipal de São Pedro do Sul: 1967 – 1976

INSTRUMENTO DE PESQUISA
Inventário

REGULAMENTO
http://www.cm-spsul.pt/images/files/cultura/regulamentos/reg_arquivo_sps.pdf

SERVIÇOS
Leitura e acesso
A consulta dos documentos é facultada no gabinete do técnico responsável pelo arquivo.
Sala de leitura partilhada com a Biblioteca Municipal

REPRODUÇÃO
A reprodução de documentos é possível mediante requerimento para o efeito, com os custos associados de acordo com o previsto no artigo 1º da Tabela de Taxas do Município de São Pedro do Sul:
http://www.cm-spsul.pt/images/files/editais/ctlicencas/taxasmunicipais_01022016.pdf

LIGAÇÕES ÚTEIS

DIA INTERNACIONAL DOS QRQUIVOS - 9 JUNHO 2017

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, o Município de São Pedro do Sul apresenta o documento intitulado “Livro para se mencionar os nomes dos banhistas que frequentarem as thermas da Rainha Amélia”.Tal como indica a designação, trata-se de um livro utilizado para registar os utentes das Termas de São Pedro do Sul entre os anos de 1918 e 1934. Para além do nome, eram também identificados a data de entrada, idade, estado civil, profissão, residência e local de hospedagem durante os tratamentos, fornecendo valiosos elementos para uma caracterização bastante completa da população que frequentava a Termas de São Pedro do Sul na época.

É, sem dúvida, um importante documento para a história de São Pedro do Sul e do Termalismo.

Registo de banhistas - “Livro para se mencionar os nomes dos banhistas que frequentarem as thermas da Rainha D. Amélia” | Ficheiro .pdf | 79 KB | Consulta/download

 

 

 
Termas S. Pedro do Sul
Gabinete de Atendimento ao Municípe
Espaços do Cidadão - S. Pedro do Sul
Gabinete do Empreendedor
SIG - Informação Geográfica
Orçamento Participativo - S. Pedro do Sul
 
VIVER EM S. PEDRO DO SUL