2022/05/09
DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 2021 APROVADOS PELOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS

Nas contas de 2021 destaca-se a elevada execução orçamental alcançada, com uma receita total cobrada próxima dos 21 milhões de euros, que corresponde a 85% dos valores previstos, demonstrando o reduzido montante de encargos assumidos e não pagos no final do exercício.
As contas agora aprovadas comprovam a manutenção da estratégia do executivo municipal, assente na manutenção do equilíbrio económico e financeiro, que tem permitido uma trajetória bastante favorável, a redução do prazo médio de pagamentos e a manutenção da margem de endividamento.
A situação favorável das contas municipais merece maior destaque porque foi conseguida num período de aumento do investimento municipal traduzido na execução de inúmeros projetos das mais diferentes áreas, desde a rede viária, ao saneamento e abastecimento de água, ao turismo, à cultura e ao desporto, entre outras.
Mesmo num contexto de aumento dos encargos com remunerações e de custos unitários de diversos bens e serviços, em especial dos energéticos, foi possível aumentar o ativo do município em cerca de 3 milhões de euros e melhorar substancialmente os resultados, tendo o resultado antes de depreciações quase duplicado para mais de 1 milhão de euros.