2022/08/01
TORRRES DE VIDEIVIGILÂNCIA EM FUNCIONAMENTO NO CONCELHO DE S. PEDRO DO SUL

Encontram-se em pleno funcionamento as duas torres de videovigilância do concelho, localizadas na Gravia, na freguesia de Manhouce, e no São Macário, na União de Freguesias de S. Martinho das Moitas e Covas do Rio.

Estes equipamentos, instalados no âmbito do projeto de “Implementação de um Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais”, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, contribuem para a deteção precoce dos incêndios e para a rapidez dos meios de combate, apoiando a definição de estratégias de combate e de decisão.

As câmaras instaladas nestas estruturas têm um alcance de 60 km e detetam uma coluna de fumo a 20 km, o que tem possibilitado a deteção de focos de combustão, sendo ativados, de imediato, os meios de combate que neutralizam possíveis incêndios rurais no seu início.

A videovigilância tem contribuído, ainda, para a deteção de alegados incendiários ou de circulação indevida nos espaços florestais, pelo que apelamos ao cumprimento das recomendações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, à consulta diária do risco de incêndio e à adoção de comportamentos adequados e preventivos.