2022/01/28
FORMAÇÃO EM AÇÕES DE FOGO CONTROLADO EM S. PEDRO DO SUL

Nos dias 25 e 26 de janeiro, no âmbito do projeto "Life Landscape Fire" da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, decorreram sessões práticas de formação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima, na União de Freguesias de S. Martinho das Moitas e Covas do Rio, com a presença da Proteção Civil Municipal.
Estas ações têm como objetivo dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima.
O fogo controlado permite alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos, tendo relevante importância na prevenção de incêndios com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.